ATCUD é obrigatório nas faturas a partir de 1 janeiro 2023

Novos Procedimentos de Faturação: Contabilidade para PMEs

ATCUD é obrigatório nas faturas a partir de 1 janeiro 2023

A partir de 01 de Janeiro de 2023, passa a ser obrigatório a introdução do Código Único de Documento (ATCUD) em todos os documentos fiscalmente relevantes.

O código único de documento (ATCUD) é um código que permite identificar univocamente um documento, independentemente do seu emitente, do tipo de documento, e da série utilizada. O código único de documento facilita a comunicação à Autoridade Tributária, via e-fatura, tanto para cidadãos particulares que queiram deduzir as suas despesas em sede de IRS, como para empresas.

O registo de faturas no Portal das Finanças (também conhecido por Portal E-Fatura) pelo contribuinte torna-se também mais fácil para a dedução automática das despesas em sede de IRS.

 

 

Como obter o ATCUD?

Para obter este código de validação atribuido à série, é necessário fazer a pré-comunicação das séries de faturação à Autoridade Tributária (AT). Posteriormente, a AT irá disponibilizar de forma automática o referido código.

 

Como comunicar as séries à AT?

A comunicação das séries poderá ser feita:

    1. de forma manual no portal da Autoridade Tributária, ou
    2. de forma automática, através do software de faturação utilizado pela empresa. Esta é a forma mais recomendada, dada a simplicidade do processo.

 

ONE TEAM: a apoiar PMEs e empreendedores desde 2003

Desde 2003 que a ONE TEAM cria relações de proximidade e de confiança com gestores de PMEs, contribuindo ativamente para o seu sucesso.

Somos especialistas na prestação de serviços de contabilidade para PMEs e processamento de salários, fiscalidade e apoio à gestão. O nosso foco é acrescentar valor ao seu negócio, contribuindo ativamente para o aumento do seu lucro e eficiência fiscal.

Produzimos também informação de gestão que pode alavancar para controlar o seu negócio, reduzir custos, e aumentar as suas margens de lucro.

 

Procura um contabilista para PMEs?

Descubra como podemos melhorar a sua otimização fiscal e aumentar o lucro da sua empresa. Fale connosco.

Mensagem dos nossos partners

Crie as suas próprias oportunidades

A nossa equipa é composta por contabilistas certificados, especialistas nas diversas áreas de atividade. Privilegiamos uma relação próxima e direta com os nossos clientes. Esforçamo-nos por responder de forma rápida e atempada às suas dúvidas e contribuímos ativamente para resolver os seus problemas e desafios.

o seu momento é agora

“Quer? Então faça acontecer, porque a única coisa que cai do céu é a chuva.”

Vinicius de Moraes

CONTACTE-NOS

Edificio Espaço

Estrada de Paço de Arcos, nº 9, 2ºF

2770 – 218 Oeiras – Portugal

+351 214 041 082

geral@oneteam.pt